Algemas: Manutenção


Aproveitando o ultimo artigo sobre algemas, irei abordar agora a manutenção delas. Apesar das algemas serem projetadas para um ambiente hostil, ela também necessita de manutenção. Apesar de muitas serem feitas de aço inoxidável, há também modelos chineses que podem enferrujar com o tempo.

A manutenção das algemas é bem simples. Uma das principais medidas é passar uma película de óleo fino na algema inteira de tempos em tempos, inclusive nos dentes e nas dobradiças. Caso o uso delas seja esporádico, deve-se guardá-la em um plástico limpo embrulhado em papel pardo* (*informação não confirmada). Caso o uso seja constante, é aconselhável comprar uma bolsa própria para algema, encontrado em qualquer loja de militaria. É aconselhável também colocar um pedaço de papelão entre elas quando as guardar dobradas na bolsa, para evitar que risquem entre si e facilitem a corrosão.

Outros cuidados relacionado ao manuseio é não guardar a algema com a trava dupla (se houver) acionada, perto de fontes úmidas, junto ao latex (lembra que latex praticamente cola em metal?).

Outra coisa importante a lembrar, mas nesse caso não é questão de manutenção e sim de segurança, é guardar a chave extra separado da chave original. Apesar da trava poder ser facilmente burlada, é realmente chato dizer ao seu bottom algemado que você perdeu a chave e a chave extra, pois ambas estavam juntas. Uma solução fácil no meu ponto de vista foi guardar a original amarrada a uma correntinha junto a bolsa da algema e a outra junta ao molho de chaves da minha casa. O único problema é explicar para os baunilhas o por que desta chave estar lá… 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s