Opinião do GasMask sobre GOR



gorPara aqueles que me acompanham desde o começo do blog, sabem que no passado tive a primeira vista uma má impressão sobre GOR devido a uma Kajira cuja a opinião era extremamente pessoal, mas que me transmitiu como se fosse a visão de GOR.

Neste artigo irei expressar a MINHA NOVA opinião sobre o assunto e observações sobre a apostila sobre GOR, criada pelo Master Christian. A opinião aqui expressada é pessoal e não é necessariamente a mesma da comunidade BDSM. Comentários e discussões construtivas sobre o assunto são bem-vindas.

Pois bem, após ler e aprender um pouco mais junto com vocês sobre GOR. Segue a minha opinião:

  • Apesar de pessoas, tanto do BDSM e GOR clamarem por serem mais “civilizados” que o outro, acredito que ambos estão no mesmo nível. Ninguém está acima de outro, são visões diferentes. Assim como por exemplo, os católicos e evangélicos. Eles tem muitas ideias em comum, mas tem opiniões e comportamentos diferentes para certos assuntos.
  • Quem copiou quem? Na minha opinião, confrontando os fatos, acredito que ambos se complementaram nas suas liturgias.

Observações sobre o texto de Master Christian:

  • […]Desta forma no estilo de vida Goreano os contratos e limites (Do BDSM) são substituídos por sabedoria, bom senso e responsabilidade.[…]” Desculpem-me se foi mal interpretado, mas quer dizer que no BDSM não há sabedoria, bom senso e responsabilidade (”substituído por”)?
  • Algumas observações sobre a opinião de Master Christian sobre “Diferenças do GOR e BDSM“:
    • -Uma escrava goreana é uma posse do seu mestre, mas em geral não será tratada como alguém sem valor. Não será sujeita a, por exemplo, lamber a sola das botas do seu Senhor.” Na minha opinião, esta é uma afirmação generalizada sobre BDSM. Pois nem todo mundo do BDSM é adepto à humilhação, se este for o caso. Há estilos e estilos de dominação.
    • A kajira é um bem, negociável até, mas precioso. Um Mestre goreano não irá estragar sua posse ou deixar que outro o faça.” Deixa aberto interpretações sobre “Estragar”. Confesso que não entendi o que quer dizer exatamente. Se refere quanto a, por exemplo, chicotadas que deixem marcas? Agulhas? BloodPlay? SE este for o caso, lembro que nem todo mundo é adepto ao masoquismo ou que gosta que deixem marcas.
    • -O objetivo da kajira é o bem estar do seu Dono. E ela deve viver para prover tal bem estar.” Assim como no BDSM, a função da escrava é servir e oferecer prazer ao seu mestre. Acredito que isto seja uma semelhança.
    • Apenas uma nota. Os contratos BDSM leva em consideração que cada pessoa é um caso. Cada um com uma necessidade específica, além da grande abrangência de fetiches que o BDSM abraça. Não sendo necessariamente todas as práticas aplicável a todos.
    • Quanto aos castigos, sim no BDSM o mestre pode castigar ao Bel-Prazer, sem motivo aparente. Mas deve-se lembrar também que no BDSM também castiga-se para disciplinar e/ou como punição de alguma tarefa insatisfatória. E não somente como uma ação arbitrária. (No texto soou para mim como se no BDSM castiga-se somente a bel-prazer)
    • “-O Mestre é soberano em suas decisões no que tange a sua própria casa e as suas kajiras.” Tive diversas interpretações sobre esta frase. Mas referindo-se que no BDSM a escrava utilizaa a SafeWord como um ‘não’ dentro da cena ou ordem, e que isso “fere” a total soberania do mestre. Sim, concordo.
    • Quanto a “Para concluir cabe dizer que um goreano não pode ser ou fazer o que quiser sob o risco de cair em contradição com a filosofia goreana.” No que se refere a ir contra a filosofia, o BDSM também possui esta regra, que é basicamente guiado pelo SSC. Um praticante BDSM não pode ser chamado como tal se não segue o SSC.

Peço desculpas ao Mestre Christian se por acaso houve má interpretação de minha parte sobre o texto. Caso haja alguma má interpretação de minha parte, estarei a disposição.

Um comentário sobre “Opinião do GasMask sobre GOR

  1. Li todo o texto à respeito de GOR e tbm em outros sites, e assim como o gasmask vou deixar minha opnião:

    Em uma celébre frase muito dificil de traduzir o autor de GOR fala que 99% das pessoas do mundo não tem o conhecimento de sua moralidade por não conseguir se satisfazer nturalmente e etc… Tbm entendo que na época que foi feito o Gor o feminismo estava iniciando no mundo de forma voraz e esmagadora como foi, li no próprio gorchronicles.com q tudo isto surgiu como uma forma de incomodar o feminismo.

    Discordo plenamente dele. Acho q esse 1% restante são de pessoas que já tem esses principios ativos em suas essencias, e não precisam de regras, mundos, historinhas ou personagens para aprenderem valores na vida. Isto é um reflexo do qnto eles são inaptos pra viver no mundo real, pois não conseguem ter respeito mútuo em seus relacionamentos… Pior q algumas pessoas realmente precisam de mestres pra guia-las e coloca-las em seu devido lugar, simplemente nao conseguem fazer escolhas julgando por sí só, parece que não foram educadas de forma adequada a ter respeito por ela mesma e as outras pessoas. Se isto funciona pra um Goreano ótimo, as vezes os fins justificam os meios…

    Enfim, eu vi no GOR o mesmo tipo de imaturidade e infantilidade com a qual as pessoas vêem um aficcionado em guerra nas estrelas, senhor dos aneis e etc. Que se vestem, agem, falam uma outra lingua, vivem nesse mundo d imaginação criado por homens que só queriam entreter. Indo mais longe é quase tão triste qnto uma criança q amarra uma toalha no pescoço e pula do sofá achando q em algum milagre ele irá voar como o super-homem.

    Como homem entendo perfeitamente pq um homem gostaria de ser um mestre, não é facil lidar com uma mulher! Uma mulher de verdade eu to falando! Logo com contratos, acordos e regras é muito facil se garantir como o ”homem da relação”.

    Essa é minha opnião. Não sou preconceituoso, mas como um ‘goreano’ estou sendo sincero com meus sentimentos representado fortemente na minha opnião!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s