Ipkisia Maskarose


Estava escrevendo este artigo ponderando se existe um termo especifico para fetiche por máscaras. a exemplo de fetiche por pés, que pode ser chamado de podolatria. Pesquisei, pesquisei, e não achei nada. Falei com outros entendidos por máscaras e também não souberam dizer se realmente há um nome especifico. Se alguém souber, por favor comente.

Mas ao que indica não existe, mas talvez possa ser chamado de “Mascarofilia“, ou até mesmo “Ipkisia Maskarose

Para queles que não lembram ou não viram, este termo foi usado no filme “O Máskara” (1994), por seu psicólogo, onde Stanley Ipkiss, protagonista, acha uma máscara misteriosa e se transforma em um uma outra pessoa e  passa a aprontar muito.


Pois bem, pensando neste nome como título do arquivo, procurei na internet a grafia correta desta “condição”, e conseqüentemente relembrando um pouco da história do filme e achando coisas muito interessantes.

Bem, pode ser viagem minha, mas ao relembrar este filme, que vi aos 10 anos de idade, vi a semelhança da no filme com uma possível história de um fetichista por máscaras?

Basicamente a história fala de um cara infeliz, sem namorada, que trabalha na rotina até que a vida muda quando ele acha uma máscara. A partir do primeiro momento que ele a coloca, ele se transforma em uma outra pessoa, que apronta, vira herói e , “chega nas minas”.

Incomodado com isso, o protagonista procura seu psicólogo dizendo que isto não é bom, e chama essa condição de “Ipksia Maskarose”. O protagonista fica por um tempo com duvida se deve continuar com a máscara ou não. Mas no final acaba decidindo ficar e termina o filme “felizes para sempre”.

Bem, não sei quanto aos outros, mas a minha “carreira fetichista por máscaras” começou bem desse jeito. Não estava “feliz comigo” e estava sozinho. Depois que assumi meu lado BDSM e passei a atuar no meio, conheci a minha escrava e namorada, Cypher. E estou muito feliz desde então.

Mas claro, para (tentar) fundamentar esta minha reflexão, achei algo interessantíssimo que eu, como breathplayer que usa máscaras, me chamou a atenção. Dentre as pesquisas na internet, acabei achando o significado da palavra “Ipkis”, que em Turco, que significa asfixia. “Asfixia por Máscaras”?  Coincidência? Bem, não sei se estou viajando, mas achei tudo isso bem interessante!


Deixe um comentário

